sábado, 3 de dezembro de 2011

Galáxias Vermelhas!

Os astrônomos descobriram quatro galáxias totalmente vermelhas e eles não sabem explicar a razão dessa vermelhidão! Essas galáxias foram detectadas pelo telescópio espacial Spitzer no mesmo lugar em que o telescópio espacial Hubble havia olhado e só achado poeira cósmica. Isso por que o Hubble observa o Universo com faixas de infravermelho e como essas galáxias são 60 vezes mais brilhantes que a faixa dele, ele não conseguiu detectar. Essas galáxias parecem estar inter-relacionadas entre si e sua aparência é como a aparência das primeiras galáxias que surgiram após o Big Bang. As galáxias podem ser vermelhas por vários motivos:

  • Uma das possibilidades é que uma galáxia contenha muitas estrelas velhas, que são avermelhadas, mas este não parece ser o caso.
  • Elas podem ser muitíssimas "empoeiradas" - ricas em poeira inter-estelar.
  • Uma terceira possibilidade é que uma galáxia seja vermelha porque está muito distante de nós, quando então a expansão do Universo estica o comprimento de onda de sua luz, que tende para o lado vermelho do espectro.
Com base nessa descoberta, os cientistas poderão procurar outras galáxias semelhantes à essas, já que agora eles sabem quando e onde encontra-las!

ATÉ MAIS GALERA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário